Notas

E lá fui eu para meu terceiro ALICE, congresso de Comunicação e Política. Esse ano foi em Bogotá. Sobre a cidade, só coisas maravilhosas. Sobre a mesa de Comunicação e Política: fui coordenadora da mesa e penso que esse foi nosso melhor ano. Os trabalhos estavam mais densos, com discussões aprofundadas e bem dentro do tema.

Um tema que foi recorrente no Congresso inteiro foi o discurso do medo na política. Vários pesquisadores analisando o crescimento do conservadorismo, o discurso do ódio e como isso tem gerado receio na população. Os trabalhos podem ser acessados na página do ALICE.  Sugiro a leitura da nossa mesa. Sem decepções.

 

Sobre o ALICE 2017, Bogotá

Tags , , , , ,

As inscrições para o XIV Seminário Internacional de Comunicação da PUCRS – SEICOM – foram prorrogadas até 28/08.

Com isso, a divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para 04/09.

A inscrição deve ser realizada no site somente após o aceite do trabalho. O pagamento com valor diferenciado é até 08/09.

Aqueles que por ventura tenham realizado a inscrição no site, aguardem a confirmação do trabalho para realizar novamente a inscrição no novo período.

Secretaria XIV Seminário Internacional da Comunicação

http://www.pucrs.br/famecos/pos/seminariointernacional/

https://www.facebook.com/seicomfamecos/

SEICOM da PUC/RS com prazos prorrogados!!!!

Dois grandes seminários acontecem em outubro e estão com chamada aberta: o POLITICOM e a FESP.

No Seminário FESP, destaque para a mesa A política contemporânea nos meios de comunicação de massa e como expressão no universo imagético. 

O POLITICOM nesse ano tem o tema “Campanha permanente em tempos de crise de representação”e as chamadas vão até 17 de setembro.

 

POLITICOM e FESP recebem trabalhos!

Tags , , , , , ,

Meu artigo e do Vander no site Congresso em Foco.

 

“A tendência do espetáculo de tudo absorver, potencializada pela mídia, esbarra, desse modo, em limites de realização. Como foi no caso da jornalista Vera Magalhães, no episódio do vazamento do áudio do presidente Michel Temer, que, percebendo o “efeito manada” nos comentários, logo fez um mea culpa. Digno. Nesse processo de mídia, política e espetáculo, entendemos que, com todo o jogo de poder e imagens, ainda cabe à imprensa brasileira um papel de destaque, de protagonismo no cenário político. Como diria Millôr Fernandes: “A imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”

A nossa imprensa ainda produz, sim, jornalismo investigativo de qualidade

Tags , , ,

O Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM/UFS) divulgou a programação do XV Seminário OBSCOM/CEPOS, que ocorrerá na UFS em 19 e 20 de abril e continua com a chamada aberta de trabalhos até o dia 30 de janeiro. O evento conta com o apoio do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Br).

Mais informações em: http://eptic.com.br/programacao-xv-obscomcepos/

 

Chamada aberta e programação do Seminário OBSCOM/CEPOS

Tags , ,