COMUNICAÇÃO E POLÍTICA_ - cópia

No dia 5 de novembro eu vou ministrar um curso na Cásper Líbero analisando as relações entre mídia e poder de todos os presidentes pós-85. Para tanto apresento uma análise de imagem e discurso de Sarney a Jair Bolsonaro. A crítica de fotografia, jornalista e  professora de Pós-Graduação da Cásper, Simonetta Persichetti, irá falar sobre o olho político.

 

Horas/ Aula: 6

Data: 5 de novembro de 2019

Hora: 9h às 12h / 14h às 17h

Inscrições: monitoria@casperlibero.edu.br

Será emitido certificado

 

O curso é dividido em duas partes. Na parte da manhã, nas primeiras três horas, faremos uma discussão sobre a imagem dos presidentes pós-abertura democrática, em 1985. Serão analisados discurso e imagem dos presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Para tanto, analisamos as imagens e os discursos desses presidentes de forma qualitativa. Utilizamos como referencial teórico a Análise de Discurso (AD) proposta por Patrick Charadeau e o conceito de representatividade partidária de Bernard Manin. Hannah Arendt e a abordagem sobre totalitarismo também é utilizada como base teórica. Utilizamos na análise de imagem, Martine Joly, François Soulages, Guy Debord e Regis Debray. Procuramos entender como se formaram as identidades de cada presidente e quais as principais mudanças nos discursos numa sociedade que cada vez mais privilegiou o espetáculo.

Na segunda parte do curso será discutida a metodologia utilizada para análise qualitativa e quantitativa de discursos e de análise de imagens. Mostraremos como utilizar as plataformas de análises de dados Twittonomy, a metodologia aplicada na Análise do Discurso de Charadeau e aprofundaremos as bases teóricas.

 

OBJETIVOS:

I – Mapear o comportamento político do presidente eleito durante toda sua trajetória pública;

II- Fornecer bases para análise de conteúdo e de imagem;

III- Introduzir o aluno no debate sobre as relações entre mídia e política;

IV – Fornecer ao aluno ferramentas conceituais básicas desenvolvidas no campo de estudos da comunicação política ;

V – Abordar a relação entre mídia e poder; VI – Despertar o interesse pela reflexão e pesquisa sobre temas atuais de comunicação política.

VII- Discutir as consequências das fake News no debate político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *