Como escrever artigo – INTRODUÇÃO

Acho que a Introdução é o que causa mais dúvidas. Não é nela que tu vais propriamente discutires teu objeto, mas tu tens que prender a atenção do leitor. E, mostrar que tu realmente fizeste uma PESQUISA. Tens que situar o leitor.

O ideal é começar com um pequeno parágrafo falando da importância do trabalho. Vá direto ao assunto: “o trabalho é importante por isso, isso e isso”.

 

Para o quê ele contribui? Qual a motivação para escrever esse trabalho? Existe pouco dessa pesquisa na área? É o momento atual que leva a realizar esse tipo de pesquisa?

 

E, aí tu começas a fazer uma discussão sobre a bibliografia.

 

Quais autores tu usaste, o que eles falam que tu vais aplicar na tua pesquisa e como. É nesse momento que tu detalhas a tua metodologia. Por exemplo: “analisamos 15 edições da Revista Z” , quais as particularidades e quais os problemas encontrados. Quais autores falaram desse tema anteriormente? Como foram tuas análises? Selecionastes trechos de entrevistas? Fizeste análise qualitativa? Quantitativa?

EU normalmente encerro fazendo um resumo:

Pelo exposto acima, analisaremos as seções A,B,C e D da Revista Z durante os meses de maio a junho de 2016 para compreender se houve ou não omissão no caso X.

Tags , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *