Más poder local – artigo Dilma Bolada/ Dilma Rousseff

No ano passado o professor Cláudio Coelho pediu um artigo sobre o fenômeno Dilma Bolada na internet para o Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. Pois, o artigo foi publicado na revista espanhola Más poder local. Quem quiser ler, já está disponível: Dilma Bolada ou Dilma Rousseff:¿Quién es la diva de la nación?

O meu trabalho consiste na análise de um fenômeno surgido nas mídias sociais brasileiras: a personagem fictícia Dilma Bolada, inspirada na atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O objetivo do estudo é analisar a página da personagem Dilma Bolada, que humoristicamente se intitula a “diva da Nação brasileira” no Facebook e no twitter bem como os perfis da presidente sob perspectivas da sociedade do espetáculo, visto que a personagem, com sua linguagem sempre atual e com referências a temas midiáticos, acaba por tornar-se de fato a representação da presidente da República nas mídias sociais contribuindo para a construção de sua imagem.

Foi feito um clipping para coleta de dados em mídias tradicionais sobre a personagem, seu criador e sobre a própria presidente, visto que a personagem, com clara característica humorística, difere-se em muito da presidente. Mesmo assim, em alguns casos, verificou-se uma transferência de imagem, agregando à Dilma Rousseff, um senso humorístico que ela não possui.

Nossa análise das páginas nas redes sociais englobam o período da campanha presidencial brasileira no ano de 2014 até janeiro de 2015, numa tentativa de analisar o comportamento da personagem e da presidente nas redes pós-eleições.

Tags , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *