As vaias para a presidente Dilma

Não tem como não falar na Copa do Mundo. As vaias direcionadas à presidente Dilma Rousseff foram um dos destaques do primeiro dia de evento.  O professor Juremir Machado da Silva postou no twitter um comentário no facebook (eu não tenho facebook. Tive acesso pelo twitter,mesmo).

facebook

Um pouco estranho aquela vaia. Pessoas que pagaram caro pelos ingressos, de repente resolvem manifestar-se numa vaia direcionada à presidente do país, num evento transmitido para o mundo todo. Gritam “eu sou brasileiro”, choram quando toca o hino e depois mandam a governante “tomar no c”. Inacreditável! Civilidade e bom senso zero.

Gilles Lipovetsky afirma que a o narcisismo enfraquece a capacidade de lidar com a vida social, torna impossível toda distância entre o que se sente e o que se exprime. É aí que se encontra a armadilha, pois quanto mais os indivíduos se libertam das regras e dos costumes em busca de uma verdade pessoal, mais seus relacionamentos se tornam fratricidas e associais. Sempre exigindo mais imediatismo e mais proximidade, esmagando o outro sob o peso das confissões pessoais, deixamos de respeitar a distância necessária para manter o respeito pela vida particular dos demais: o intimismo é tirânico e incivilizado. A civilidade é a atividade que protege o eu dos outros e nos permite o prazer a companhia das demais pessoas.

O Brasil esqueceu da civilidade.

Tags , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *